A fruta noni possui o nome científico Morinda citrifolia, ela é originária da Ásia e Austrália e foi introduzida em vários países por conta dos seus benefícios terapêuticos reconhecidos pela medicina popular desde a antiguidade.
A planta é uma árvore pequena, cerca de 3 a 6 metros de altura, de folhas largas e verde-escuras, ela produz frutos em abundância conhecidos popularmente como noni. A frutificação ocorre quase o ano todo, os frutos nascem verdes e com a maturação se tornam amarelo-pálidos até chegar na cor branca quando totalmente maduros. O noni maduro fica com textura amolecida, possui odor e sabor desagradáveis, o sabor é forte e ácido.
A fruta noni é proibida?
Não, a fruta noni não é proibida no Brasil por exemplo para ter nos quintais, você pode plantar o noni sem riscos quanto a sua legalidade. O que existe é uma proibição do uso da fruta noni e seus derivados em produtos alimentícios, ou seja, ainda não é permitido a comercialização por exemplo do suco da fruta noni por indústrias de alimentos. A Anvisa proíbe a comercialização de produtos alimentícios contendo noni desde 2007, conforme o informe técnico n° 25 emitido pela própria agência, e para aprovação exige comprovação científica de segurança e eficácia.
Mas por que a Anvisa proíbe a comercialização de produtos contendo noni?
A proibição se deve por faltas de estudos conclusivos sobre toxicidade do noni. Até o momento os estudos são escassos e em sua maioria realizados com animais roedores, o que não equivale em sua totalidade a estudos clínicos com humanos. Além disso, existem registros hospitalares de alguns pacientes que tiveram problemas hepáticos e relataram ter feito a ingestão diária do suco de noni anteriormente, embora a maioria desses efeitos adversos ocorreram em pessoas que já tiveram outros problemas crônicos de saúde.
Propriedades do noni
A fruta noni possui muitas propriedades e por isso é utilizada desde a antiguidade nos países asiáticos, principalmente para fins terapêuticos, tanto para usos internos como externos.
Em sua composição, o noni possui proteínas, lipídios, carboidratos, minerais, vitamina C, carotenoides e flavonoides. Entre as suas atividades medicinais incluem-se as ações antibacteriana, antiviral, antiparasitária, analgésica, antioxidante, anti-inflamatória, hipotensora, hipoglicemiante, antiartrítica, antidepressiva e antitumoral.
Sobre o uso na medicina popular, muitas pessoas vêm utilizando a fruta principalmente sob a forma de suco associado ao suco de uva para mascarar o sabor desagradável. Apesar de relatos positivos, é sugerido cautela no consumo por falta de estudos que assegurem o uso, além disso para tratamentos com plantas o recomendável é sempre buscar orientação de um fitoterapeuta habilitado.
Postar um comentário