O que é Physalis?
Physalis é o nome científico de uma planta que possui frutinhos saborosos e nutritivos. Popularmente a Physalis é conhecida como camapu, canapu, balãozinho, bucho-de-rã, juá-de-capote, juá-poca, saco-de-bode e tomate-de-capote.
O porte da planta e outras características morfológicas podem variar conforme as espécies. No Brasil ocorrem 8 espécies e que são muito similares, elas podem apresentar diferenças bem sutis, no caule, em suas folhas, flores e frutos. Algumas espécies de Physalis são nativas e outras foram introduzidas.
Dentre as nativas temos as espécies Physalis pubescens e Physalis viscosa. Já entre as introduzidas temos a espécie Physalis peruviana, a que parece ser mais encontrada para consumo nos mercados e que não é nativa do Brasil. Outras espécies introduzidas são a Physalis ampla, Physalis angulata, Physalis alkekengi e Physalis pruinosa.
Benefícios da Physalis ou camapu para a saúde
A Physalis possui fruto muito nutritivo e que proporciona uma série de benefícios para a saúde. Os frutinhos do camapu nutrem o organismo e fortalecem o sistema imunológico por apresentarem ótimos teores de proteínas, carboidratos, fibras, lipídios, betacarotenos, vitamina C, e os minerais potássio, fósforo, cálcio, sódio, magnésio, zinco, cobre, ferro e manganês.
Além de favorecer a nossa nutrição, a Physalis já demonstrou em estudos ser uma planta com importantes propriedades medicinais devido aos seus compostos bioativos que ajudam a prevenir diversas doenças.
- Propriedade antioxidante — a Physalis possui fruto rico em antioxidantes que combatem radicais livres, sendo assim previne o surgimento de inúmeras doenças.
- Propriedade anti-inflamatória — a fruta camapu possui esteroides que reduzem processos inflamatórios, com isso pode ajudar a tratar muitas doenças correlacionadas com inflamações no corpo.
- Propriedade anticolite — a espécie Physalis pubescens possui polissacarídeos que atua na melhora de lesões intestinais e previne contra colite.
- Propriedade antidiabética — o suco de camapu atua recuperando células do pâncreas e com isso pode melhorar quadros de diabetes. Essa ação foi constatada em estudo com ratos durante 21 dias e que apresentaram redução no diabetes.
- Propriedade anticancerígena — a Physalis ou camapu possui ação citotóxica contra células cancerígenas. Em estudos de laboratório foram identificados compostos que atuaram contra 8 linhagens de tumores humanos.
- Propriedade hepatoprotetora — a espécie Physalis peruviana previne contra inflamação no fígado. Em testes com ratos obesos ela preveniu inflamação e lipoperoxidação causadas por gordura no fígado.
Como comer Physalis (camapu)
O consumo de Physalis é feito de muitas maneiras, a fruta pode ser consumida ao natural, em sucos, na forma de geleias, compotas, em coquetéis, em saladas de frutas. Aliás, a Physalis é muito utilizada para decorar doces e outras sobremesas devido ao cálice ornamental que protege o fruto e, com isso, a frutinha dá um toque refinado, além do sabor muito agradável aos paladares.
O sabor do camapu pode variar um pouco entre as diferentes espécies. Por exemplo, a espécie Physalis pubescens, uma planta silvestre que nasce por todo o país, possui sabor mais adocicado e bem similar ao sabor da fruta do sabiá, outra planta da mesma família mas que não é utilizada para consumo. Já os frutos da Physalis peruviana, mais encontrada nos mercados, possui sabor mais agridoce.
Assista ao vídeo abaixo produzido pelo canal @NossaFloraNossoMeio e saiba mais sobre a Physalis
Postar um comentário