A erva-de-jabuti também pode ser conhecida como peperômia, coraçãozinho, língua-de-sapo, oriri e erva-de-vidro. Já o seu nome científico é Peperomia pellucida.
A erva-de-jabuti é uma planta originária do continente americano e da África Tropical. Aqui no Brasil ela ocorre por todas as regiões do país como planta nativa e pode ser encontrada em locais úmidos e sombreados, e em solo arenoso, argiloso ou pedregoso.
Essa erva é uma planta anual, portanto possui ciclo de vida curto. Ela é bem pequena, mede entre 15 a 45 cm de altura, tem o caule ereto e quase translúcido. As suas folhas são pequenas e em formato de coração, são verde-brilhantes e lisas. A inflorescência é uma espiga fina com flores imperceptíveis e esverdeadas. As sementes são minúsculas e pretas quando maduras.
A erva-de-jabuti serve como planta alimentícia, ela pode ser consumida crua em saladas, refogada, adicionada em cozidos ou em recheio de assados. Essa erva possui sabor suave, a picância está mais concentrada nas suas sementes, mesmo assim é um sabor sutil.
Quanto aos nutrientes, a erva-de-jabuti apresentou ótimos teores dos minerais potássio, cálcio, ferro, sódio, zinco e cobre. Além disso, ela fornece proteína, lipídios, carboidratos e calorias. Portanto a Peperomia pellucida é uma planta que serve para a nossa nutrição e como fonte de energia.
A erva-de-jabuti também pode ser consumida na forma de chá, dessa forma, também estarão sendo aproveitados os nutrientes da planta, assim como as suas propriedades medicinais. Para fazer o chá da erva-de-jabuti, o melhor método é a infusão, onde adiciona-se a erva (o equivalente a uma colher de sopa da erva picada para cada xícara de água) sob a água quente e mantém abafado por 5 a 10 minutos.
A erva-de-jabuti, tanto consumida na alimentação ou sob a forma de chá, pode ser uma excelente aliada na saúde dos ossos, em estudos com animais ela apresentou atividade antiosteoporose e ainda acelerou a regeneração de ossos fraturados. Além desse benefício, a planta possui muitas outras propriedades terapêuticas e que podem ser conferidas no vídeo abaixo.
Assista ao vídeo sobre a erva-de-jabuti (Peperomia pellucida)
Postar um comentário