PATA-DE-VACA: suas folhas são COMESTÍVEIS, ricas em nutrientes e PROPRIEDADES MEDICINAIS

 

Pata de vaca de flor branca

A pata-de-vaca Bauhinia variegata serve como planta alimentícia, suas folhas e botões florais podem ser consumidos como verduras



A árvore de nome científico Bauhinia variegata é uma espécie nativa do continente asiático e muito vista na arborização urbana por produzir boa sombra e ter uma florada muito vistosa, as flores dessa espécie podem ser de cor lilás ou branca.


Popularmente essa árvore é conhecida como pata-de-vaca devido as suas folhas lembrarem o casco desse animal. Porém, existem outras espécies do mesmo gênero botânico (Bauhinia) que também recebem o nome pata-de-vaca por possuírem as folhas um pouco similares. Inclusive temos a pata-de-vaca nativa da Mata Atlântica que ocorre nas florestas, mas infelizmente quase nunca é vista na arborização urbana.




Planta alimentícia


A pata-de-vaca é uma planta medicinal, e isso todo mundo já sabe, o que quase ninguém sabe é que ela serve como uma planta alimentícia não convencional, suas folhas, botões florais e flores são comestíveis e ricas em nutrientes. Em alguns vilarejos de alguns países asiáticos, como na Índia, suas folhas e botões florais podem ser encontrados até nos comércios locais, pois é comum sua utilização na alimentação.


Inclusive no Paquistão, em um experimento realizado em 2024, as folhas da Bauhinia variegata foram moídas e adicionadas no preparo de biscoitos para aumentar o teor nutricional desse alimento, pois nas folhas e flores da pata-de-vaca já foram encontrados ótimos teores de proteínas, gorduras, fibras, e minerais como cálcio, fósforo, sódio, ferro, zinco, magnésio e vitamina C. Além desses nutrientes, a pata-de-vaca possui saponinas, taninos, flavonoides, quercetina e glicosídeos, esses fitoquímicos são os responsáveis por suas importantes propriedades medicinais. 




Como consumir a pata-de-vaca (Bauhinia variegata)?


As folhas, flores e botões florais da árvore pata-de-vaca podem ser consumidos em chás e também como se fossem verduras. Todas essas partes vegetais são muito saborosas e podem ser preparadas em refogados ou em cozidos. O recomendável é colher somente as folhas das brotações, ou seja, aquelas folhas bem novas que ainda são macias e verde-claras, pois assim suas nervuras não ficarão duras após o preparo.


Da mesma forma que o chá da pata-de-vaca proporciona benefícios à saúde, o consumo das folhas como verduras também é uma excelente forma de nutrir o corpo, tanto pelos nutrientes como por seus compostos que desempenham atividades antioxidantes, anti-inflamatórias e antidiabéticas.



Saiba todos os benefícios da pata-de-vaca no vídeo abaixo:





Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem