A jurubeba é uma planta alimentícia e medicinal muito utilizada na culinária e para tratar diversos problemas de saúde devido às suas propriedades medicinais.
A espécie Solanum torvum é conhecida popularmente pelo nome jurubeba. Ela é um arbusto espinhento e nativo do Brasil, tem porte entre 2 a 3 metros de altura. Suas folhas são alargadas, algumas possuem recortes profundos, formando lobos, enquanto outras, geralmente da parte superior, não possuem lobos e possuem a margem muito sinuosa ou dentada. Essas folhas possuem pubescências em ambas as faces, são pelos curtos que sentimos ao passar a mão.
A flor da jurubeba de nome científico Solanum torvum possui as pétalas somente na cor branca, a flor é estrelada e de tamanho pequeno, ela fica disposta em uma inflorescência do tipo cimeira que se posiciona lateralmente ou oposta à folha. Os frutos ficam arranjados em um pequeno cacho em posição ereta, eles são verdes e duros, medem aproximadamente de 10 a 13 milímetros de diâmetro.
Atenção, existem ainda as espécies Solanum paniculatum e Solanum guaraniticum, que também são chamadas de jurubeba, mas possuem algumas diferenças.
Usos e nutrientes da jurubeba
A jurubeba é muito consumida por conta do seu sabor, ela tem sabor amargo muito apreciado por algumas pessoas. Quando a jurubeba é preparada junto aos outros alimentos, como em cozidos, o seu sabor acaba sendo suavizado e fica mais palatável. Outra forma de consumo é através da conserva de jurubeba, farofa e bebidas, como cachaça de jurubeba e vinho de jurubeba encontrados no mercado de algumas regiões interioranas do Brasil.
Além do sabor, a jurubeba chama atenção pelos ótimos teores de nutrientes, nos seus frutos e folhas foram encontrados minerais como ferro, cobre, zinco, manganês, magnésio, cálcio, sódio, potássio, fósforo; e ainda proteínas, carboidratos e fibras. Todos esses nutrientes são fundamentais para a manutenção da saúde.
Propriedades medicinais da jurubeba
Na medicina popular a jurubeba é utilizada como planta medicinal para tratar casos de anemia, problemas gastrointestinais, má circulação sanguínea, diabetes, hipertensão, inflamações, infecções, problemas do fígado e baço, tumores, feridas, resfriado, tosse, bronquite e outras afecções de saúde. As formas de uso da jurubeba são através do chá das folhas ou dos frutinhos, compressas sobre a pele, e cápsulas de produtos fitoterápicos.
No meio científico já são reconhecidas muitas propriedades da jurubeba (Solanum torvum), entre elas as atividades: antioxidante, antidiabética, anti-hipertensiva, anti-inflamatória, antiúlcera, antitumoral, analgésica, ansiolítica, cicatrizante, hepatoprotetora e antimicrobiana.
Essas atividades foram reconhecidas por estudos preliminares realizados em células (in vitro) ou em animais, mas já demonstram que os extratos da planta possuem importantes compostos bioativos com funções terapêuticas, entre eles alcaloides, flavonoides, esteroides, saponinas, taninos e glicosídeos.
Assista ao vídeo sobre a jurubeba e saiba mais:
Postar um comentário