Serralha (Sonchus oleraceus): uma incrível planta que beneficia à saúde

Nome científico — Sonchus oleraceus

Família botânica — Asteraceae



Planta serralha


A serralha é uma planta alimentícia que promove benefícios à saúde por ser rica em nutrientes e possuir algumas importantes propriedades medicinais.


A espécie de nome científico Sonchus oleraceus e conhecida popularmente como serralha ou serralha verdadeira. Ela é uma planta originária da Europa, região do Mediterrâneo, Saara e Península Arábica, portanto, aqui no Brasil ela é uma espécie exótica invasora.


A serralha nasce espontaneamente em hortas, jardins, terrenos baldios e beiras de ruas até mesmo de áreas urbanas, pois suas sementes são dispersadas pelo vento e alcançam longas distancias. Muitas vezes essa planta é vista apenas como uma erva daninha e pode acabar não sendo aproveitada para fins alimentícios por quem desconhece todas as suas propriedades nutricionais.


A serralha possui ótima composição nutricional, nas suas folhas são encontrados bons teores de proteínas; lipídios; carboidratos; fibras; vitaminas A, C, D, E; e os minerais cálcio, ferro, fósforo, potássio, sódio, magnésio e zinco. Ou seja, uma gama de nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo humano.


Como verdura, a serralha pode ser consumida em saladas, refogada ou em cozidos. Ela é muito saborosa e possui um leve amargo, que pode agradar uns e desagradar outros. Além disso, ela serve como planta medicinal, suas folhas são utilizadas para fazer chá a fim de tratar alguns problemas de saúde. Nesse caso, o recomendável são 3 gramas de folhas (equivalente a uma colher de folhas picadas) para uma xícara de água.


Na medicina popular, a serralha serve para auxiliar no tratamento de anemia, problemas do fígado e da vesícula, má digestão, gastrite, coceiras de pele e até vitiligo. Alguns estudos científicos já corroboram com algumas dessas indicações populares. Por exemplo, em estudos com larvas de peixes que receberam tratamento com extratos de serralha, foi comprovado o aumento na produção de melanina, e isso sugere que a planta tem algum princípio ativo que pode servir para a formulação de algum medicamento para tratamento de vitiligo.


A serralha também pode ser útil no controle do colesterol, pois um estudo realizado na Universidade de Minia, no Egito, em 2022, os pesquisadores reconheceram que após vários testes, os ratos tratados com dieta contendo serralha tiveram o colesterol total, colesterol LDL, triglicerídeos e peso corporal diminuídos. Já o colesterol HDL, chamado de colesterol bom e benéfico à saúde, teve o índice aumentado.


Outros estudos evidenciaram que a serralha possui ação gastroprotetora, pois ela reduz a acidez e as lesões gástricas e aumenta a camada protetora da mucosa. A planta ainda combate radicais livres do corpo que podem desencadear doenças, possui ação anti-inflamatória, ansiolítica e hepatoprotetora (protetora do fígado).


Assista ao vídeo abaixo para saber como identificar a serralha através das suas características:



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem