Erva de bicho e seus benefícios

Nome científico: Polygonum hydropiperoides / Michx.

Sinônimo: Persicaria hydropiperoides / (Michx.) Small

Família botânica: Polygonaceae / A. Juss.

Gênero: Polygonum L.




A erva de bicho é uma planta originária do continente americano, ela é nativa de países da América do Norte, América Central, Caribe e América do Sul (incluindo o Brasil).


Além do nome erva-de-bicho, popularmente ela ainda pode ser conhecida como pimenta-do-brejo, pimenta-d'água e cataia. Em outros países latino-americanos pode ser conhecida como camarón, palmita e chajutal. Em língua inglesa como swamp smartweed.



Características da erva-de-bicho


Erva de bicho, folhas e flores
Inflorescência da erva de bicho


A erva-de-bicho é uma planta palustre, ela vive em margens de rios e de lagos, em córregos, em áreas pantanosas e nos brejos.


Quanto as suas características, a espécie Polygonum hydropiperoides é uma erva perene, possui caule ereto a decumbente. As folhas são simples, de formato lanceolado e lisas (sem pelos). A inflorescência é um racemo com subespigas delgadas, ela surge nas axilas das folhas e também na ponta dos ramos. As minúsculas flores podem ser brancas, rosadas ou esverdeadas.


A espécie Polygonum hydropiperoides é muito similar a espécie Polygonum punctatum, porém essa última possui folhas que podem ser mais largas (até mesmo ovaladas).



Benefícios da erva-de-bicho


A erva de bicho é uma planta medicinal e todas as suas partes são utilizadas para fins medicinais, ou seja, com suas raízes, caule, folhas e inflorescências são feitos usos tanto por via oral quanto aplicações tópicas para tratar diversos problemas de saúde. A essa erva são atribuídas propriedades anti-inflamatórias, antibacteriana, antifúngica, antidiarreica, antisséptica, cicatrizante, analgésica e diurética.


A erva-de-bicho é muito utilizada para tratar hemorroidas, nesse caso a forma utilizada é o chá da planta e banhos de assentos. Outros usos são referentes a infecção urinária, cicatrização de feridas e de machucados, coceiras de pele, sarna, gripe, resfriado, tosse, rouquidão, entre outros.



Obs.; Publicação de caráter meramente informativo sobre a planta e suas utilizações na medicina popular. Para tratamentos busque orientação de um fitoterapeuta ou médico.



Assista abaixo ao vídeo sobre a erva-de-bicho:




Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem