Nome científico - Oxalis triangularis - A. St.-Hil
Gênero - Oxalis - L.
Família - Oxiladaceae - R. Br.
A espécie Oxalis triangularis é um tipo de trevo originário da América do Sul, essa erva ocorre como planta nativa no Brasil, Bolívia, Peru, Paraguai e Argentina. No Brasil é chamado popularmente de trevo, trevo-de-três-folhas e trevo-azedinha devido ao sabor das suas folhas.
Oxalis triangularis, assim como Oxalis latifolia e mais algumas outras espécies de trevos do gênero Oxalis, são plantas comestíveis e consumidas como PANCs (Plantas Alimentícias não Convencionais) em saladas, em refogados, em cozidos e sob a forma de molhos. O trevo-azedinha possui sabor com acidez acentuada, tanto cru quanto cozido, e agradável ao paladar em poucas quantidades.
No entanto esses trevos são ricos em ácido oxálico que pode agravar problemas de cálculos renais, gota, artrite e reumatismo se consumidos frequentemente. Outros vegetais que também possuem oxalato são o tomate, beterraba, batata-doce, espinafre, e o cozimento é uma forma de diminuir essa substância.
Características do trevo-azedinha (Oxalis triangularis):
Caule — caule do tipo subterrâneo e rizomatoso
Folha — folhas em números variados que surgem do rizoma, possuem três folíolos triangulares, com limbo glabro ou pouco piloso, de cor verde ou púrpura.
Inflorescência — cimeira umbeliforme.
Flor — flores brancas ou rosa-claro com pétalas oblongas, possui sépalas lanceoladas, pubescentes com calos alaranjados no ápice.
Fruto — não encontrado.
Folha com três folíolos do trevo O. triangularis |
Planta inteira com folhas e rizoma |
Aspecto do trevo-azedinha O. triangularis |
- Assista ao vídeo sobre algumas espécies de trevo azedinha:
Postar um comentário