Família - Lamiaceae
Gênero - Aegiphila Jacq.
Nome científico - Aegiphila integrifolia (Jacq.) Moldenke
Sinonímia - Aegiphila sellowiana Cham.
Aegiphila integrifolia é uma espécie nativa do Brasil com ampla distribuição pelo país, ocorrendo da região norte até o sul em diversas formações vegetacionais. Além do Brasil a planta também ocorre como nativa em Trinidade e do Panamá até a Bolívia, segundo Plants of the world online (Royal Botanic Gardens).
Popularmente a espécie Aegiphila integrifolia pode ser conhecida como tamanqueiro, pau-de-tamanco, fruta-de-papagaio, mululo, pau-gaiola, tabaquillo em espanhol, entre outros nomes.
Características da árvore tamanqueiro:
Folhas tomentosas em ambas as faces |
O tamanqueiro é uma espécie pioneira a secundária inicial, possui porte de uma árvore pequena com até 15 metros de altura e tronco com até 30 cm de diâmetro à altura do peito, a copa é irregular, com galhos finos, quadrangulares e cobertos com pelos em sua extremidade.
As folhas são simples, opostas cruzadas, com forma elíptica, ápice acuminado e base atenuada, são de consistência membranácea a subcartácea, com ambas as faces cobertas por pelos macios, possuem margem inteira e podem medir até 27 centímetros de comprimento.
Possui inflorescência em cimeira axilar com flores esbranquiçadas a creme. Os frutos são drupas elípticas medindo até 9 mm de comprimento por 7 mm de largura, quando maduros são avermelhados, possuem polpa oleaginosa da mesma cor; contém 3 a 4 sementes marrons, oblongas (7mm x 3mm), com base arredondada e ápice agudo.
As sementes são dispersadas por pássaros que consomem os frutos, por esse motivo, somado ao rápido crescimento, tolerância a sol pleno e boa adaptação a variados tipos de solo, a espécie é recomendada para recuperação de áreas degradadas.
Frutos do tamanqueiro parcialmente cobertos pelo cálice persistente |
Visão geral da arvoreta |
Postar um comentário