Nome científico - Vernonanthura polyanthes (Sprengel) Vega & Dematteis
Família - Asteraceae Bercht. & J. Presl - tribo - Vernonieae Cass.
Gênero - Vernonanthura H. Rob.
Origem - Nativa do Brasil
Ocorrência - Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná
Características do assa-peixe (Vernonanthura polyanthes):
O assa-peixe é um arbusto perene e com porte entre 2 a 5 metros de altura. A espécie Vernonanthura polyanthes possui caule reto, áspero e de cor verde-musgo a acinzentado. A planta possui muitos ramos, que são finos e tomentosos. As folhas possuem de 10 a 25 centímetros de comprimento, são simples, alternas, espiraladas, pecioladas, com forma lanceolada, margem serrilhada e ápice agudo. A face foliar superior é áspera e de cor verde-escuro, e a face inferior possui pelos e tonalidade mais clara.
As inflorescências em panículas com capítulos pequenos surgem no ápice dos ramos e possuem de 22 a 24 flores de tonalidade creme, aromáticas e que atraem muitas abelhas.
As sementes são cipselas que se dispersam pelo vento e alcançam longas distâncias. Apesar do baixo percentual de germinação, o nascimento de plântulas ocorre com mais intensidade em áreas degradadas. Por esse motivo, o assa-peixe é considerado uma planta daninha pelos pecuaristas, pois invade as pastagens. Contudo, é recomendada para projetos de recomposição de áreas degradadas por ser nativa, pioneira e melífera.
Propriedades medicinais do assa-peixe:
O assa-peixe é muito empregado na medicina popular para auxiliar no tratamento de bronquite, pneumonia, malária, cálculo renal, reumatismo, febre, tosse, afecções do sistema gástrico e outras do trato respiratório.
As partes aéreas da planta, como os brotos, folhas e flores, são as mais utilizadas sob a forma de chá. E segundo Gomes (2017), são as folhas maduras e senescentes que apresentam maior teor de óleo essencial e compostos fenólicos.
Dentre as propriedades medicinais da planta assa-peixe que foram comprovadas cientificamente, destacam-se as atividades anti-hipertensiva, diurética (SILVEIRA et al. 2003), antirreumática (JORGETTO et al. 2011), antiulcerogênica (BARBASTEFANO et al. 2007), antimicrobiana (OLIVEIRA et al. 2007), antifúngica, leishmanicida (BRAGA et al. 2006), anti-inflamatória e antinociceptiva (TEMPONI et al. 2012).
Outros usos da planta:
As folhas do assa-peixe também são utilizadas na culinária como uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional), elas são muito consumidas empanadas, o que faz lembrar peixinhos fritos, além de outras possibilidades de utilização.
Obs.: A planta assa-peixe não é recomendado para grávidas e lactantes.
Assista ao vídeo sobre o assa-peixe
Agradeço pelas informações muito úteis, gostei bastante. Adriana
ResponderExcluirTenho um pé enorme que nasceu no meu quintal. Não sabia que dá pra comer.. 😍
ResponderExcluirPostar um comentário