Embaúba-vermelha (Cecropia glaziovii)


Copa-da-cecropia-glaziovii-com-galhos-em-candelabro

Existem mais de 60 espécies de embaúbas distribuídas pela América Latina, sendo que 20 delas ocorrem no Brasil. Elas são árvores do gênero Cecropia, e dentre elas temos a espécie Cecropia glaziovii conhecida popularmente como embaúba-vermelha e que ocorre exclusivamente na Mata Atlântica.


Característica da embaúba-vermelha



As embaúbas são bem notáveis entre as demais árvores devido ao formato em candelabro de sua copa. São árvores pioneiras, elas crescem em clareiras nas matas e em locais degradados pela ação do homem e, com isso, cria condições ambientais para que outras espécies de árvores se estabeleçam.

Elas preparam o terreno ao fazer sombra e produzir matéria orgânica, seus galhos, folhas e frutos caem no solo e proporcionam nutrientes e retenção de umidade. Como é uma árvore muito frequentada por pássaros que vêm se alimentar ou descansar em seus galhos, essas aves acabam soltando, regurgitando ou defecando sementes de outras espécies de plantas e assim cria um banco de sementes no solo.

Uma das características marcantes da Cecropia glaziovii é o tom avermelhado das folhas novas que surgem e das estípulas que protegem essas folhas.

folha-nova-com-estipula-vermelha-da-cecropia-glaziovii


As folhas são palmatilobadas e muito ásperas ao tato, chegando a parecer lixas. O ápice obtuso dos lobos foliares é outra característica dessa espécie que a diferencia de muitas outras, principalmente da Cecropia pachistachia, a embaúba branca mais comum por todo o país.

As inflorescências são tipo espigas e os frutos são carnosos e doces, oferecendo um banquete para diversos animais silvestres que se alimentam e ajudam a dispersar suas sementes. Dentre eles; morcegos, macacos, gambás, quatis, inúmeros pássaros, e o bicho preguiça que também se alimenta de suas folhas.

Essas embaúbas possuem o tronco oco, onde formigas de um gênero específico nidificam. É uma relação ecológica chamada de mutualismo onde ambos os indivíduos se beneficiam. Neste caso a formiga tem abrigo e alimento, pois a embaúba fornece substância adocicada e, em troca, a formiga fornece proteção à embaúba atacando quando surge qualquer perturbação na árvore.

Portanto, as embaúbas são árvores de grande importância ecológica por produzir alimento para a fauna e proporcionar condições de regeneração florestal.

Assista ao vídeo da embaúba-vermelha:



1 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Anúncio

Fitoterápicos